Esclarecimentos Básicos
Uma das principais razões do surgimento de flacidez é a diminuição da produção de colágeno e a consequente a perda de elasticidade desse tecido do corpo. Mas assim como o envelhecimento age na tentativa de nos pregar armadilhas, a cirurgia plástica age na busca por alternativas para driblá-las e, sem dúvida, uma das mais eficientes é o lifting facial, também conhecida como cirurgia de rejuvenescimento do rosto.
O que é Lifting Facial
O lifting Facial é um procedimento cirúrgico para rejuvenescimento da face, utilizado para melhorar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço.
Para que serve o Lifting Facial
O lifting é indicado para pessoas com envelhecimento facial, sulcos no rosto e na região do pescoço, vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores e ao longo do nariz, gordura que tenha baixado ou tenha sido deslocada, perda de tônus muscular na face inferior, podendo causar papada e pele frouxa e excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula.
Em Relação ao Tratamento
Como é feito o Lifting Facial
Inicia-se com o deslocamento da pele facial e do pescoço. É então realizado o reposicionamento dos tecidos profundos e o excesso de pele removido. Em alguns casos, pode ser necessária a associação da lipoaspiração para retirada do excesso de gordura localizada no pescoço. O uso de dreno pode ser necessário para remoção de líquidos que se formam abaixo da pele, facilitando a cicatrização e promovendo uma recuperação mais rápida.
Pré-operatório
É importante fazer os exames de rotina. No dia anterior à realização do procedimento, o ideal é que o cliente lave o cabelo sem fazer uso de hidratantes ou qualquer gel de fixação. Alimentar-se bem com pratos leves e saudáveis também contribui para uma cirurgia tranquila. No caso dos clientes que pintam os cabelos, é recomendado fazer uso da tintura até três dias antes da operação. Após o procedimento só é possível voltar a tingir os fios depois de três semanas.
O uso de medicamentos a base de ácido acetilsalicílico, como, por exemplo, Aspirina, Doril, AAS, deve ser suspendido, pois a substância pode aumentar o sangramento.
Anestesia
A anestesia pode ser geral ou local com sedação.
Duração da cirurgia
A cirurgia de lifting facial pode durar de 2 a 5 horas.
Tempo de internação
O tempo médio de internação é em torno de 24 horas.
Pós-operatório
Entre o 5º e o 15º dia após a cirurgia é possível retirar os pontos. Recomenda-se retornar às atividades rotineiras apenas depois de duas semanas.
É importante que o cliente mantenha a cabeça elevada enquanto estiver deitado, porque isso diminui o inchaço pós-operatório e evita incômodos durante o processo de recuperação. Para aliviar o inchaço também podem ser feitas compressas de água fria.
Nos primeiros 20 dias que sucedem a cirurgia, é necessário evitar exposições ao sol. O uso de protetor solar deve ser feito diariamente.
Sessões de drenagem linfática facial aceleram o processo inflamatório e diminuem o inchaço e possíveis hematomas oriundos da cirurgia.