Esclarecimentos Básicos
O que é Lipoaspiração?
A lipoaspiração é uma cirurgia plástica indicada para retirar o excesso de gordura localizada numa determinada área do corpo como barriga, coxas, flancos, costas ou braços, por exemplo, ajudando assim, a melhorar o contorno e a estética do corpo.
Para qual situação, indicamos a Lipoaspiração?
A lipoaspiração é indicada para homens e mulheres que buscam melhoras do contorno estético corporal, eliminando gorduras indesejadas localizadas no abdômen, cintura, flancos, costas, culotes, braços e coxas, que são difíceis de serem eliminadas somente com exercícios físicos e ou dieta.
Quais as contraindicações para o procedimento da Lipoaspiração?
- Pacientes com IMC igual ou superior a 30,0 Kg/m2;
- Indivíduos com antecedentes de problemas cardíacos como ataque cardíaco ou AVC;
- Pacientes com anemia ou outras alterações no exame de sangue;
.
Em Relação ao Tratamento
Como é feita a Lipoaspiração?
No caso do cliente estar apto para a realização da cirurgia, o profissiobal / cirurgião plástico, indica a administração da anestesia, que pode ser geral ou sedação intravenosa, e à medida que a anestesia está fazendo efeito, é realizada a delimitação da área e que será feita a retirada da gordura. Em seguida, são feitos pequenos buraquinhos na região a ser tratada para que seja introduzido um líquido estéril para diminuir o sangramento e para que seja introduzido um tubo fino para soltar a gordura em excesso na região. A partir do momento que a gordura solta, é aspirada através de um dispositivo médico acoplado ao tubo fino
Cuidados Pré-operatório!
Estar próximo do peso ideal é um dos pré-requisitos indispensáveis para a realização dessa operação, pois com o cliente próximo de seu peso ideal, a gordura comum e a gordura localizada podem ser facilmente diferenciadas.
Durante os períodos pré e pós-operatório, o cliente não deve tomar nenhum medicamento à base de ácido acetilsalicílico (como por exemplo, Aspirina, Doril, AAS), pois a substância pode aumentar as chances de sangramento. Os pacientes devem ter os exames de rotina em ordem.
Qual o tipo de anestesia?
A anestesia poderá ser a geral, peridural ou local com sedação.
Qual a duração da cirurgia?
A cirurgia tem duração média de 02 a 04 horas.
Tempo de internação
O tempo médio de internação é de 24 horas, podendo ser pouco mais, em casos especiais.
Cuidados pós-operatório
Os pontos são retirados a partir da primeira semana. Após a cirurgia, o cliente deve repousar por, no mínimo, uma semana e evitar movimentos bruscos durante um mês. Algumas pessoas sentem sintomas semelhantes a dores musculares nos primeiros dias após a cirurgia. O uso da malha cirúrgica é essencial para ajudar a dar aderência aos tecidos.
Para retirar o excesso de líquido do corpo são imprescindíveis sessões de Drenagem Linfática e de Heccus, equipamentos que aceleram o processo de recuperação e otimizam o procedimento.