Esclarecimentos Básicos
A Otoplastia surgiu para corrigir os defeitos estéticos da região das orelhas, mas o maior benefício não é o estético e sim o psicológico do cliente. A cirurgia plástica vem auxiliar ambos os casos, acabando com o complexo de deixar as orelhas à mostra e deixando-as mais bonitas. A cirurgia também é conhecida como plástica de orelha.
O que é Otoplastia
A otoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo a retirada do excesso de pele e remodelar a orelha. Em caso de lóbulos flácidos, acesse a página de lobuloplastia para mais informações.
Indicações para a Otoplastia
A otoplastia é indicada a pessoas com orelha de abano ou com orelhas muito grandes. É possível realizar a cirurgia a partir dos sete anos, período em que a estrutura já está formada e com o tamanho muito próximo daquele que terá na fase adulta.
Em Relação ao Tratamento
Como é feita a Otoplastia
Na cirurgia de otoplastia, uma pequena incisão é feita atrás da orelha para retirar a pele em excesso e deslocar a cartilagem, modelando uma nova dobra superior.
Pré-operatório
Exames de rotina serão solicitados para saber sobre o estado geral de saúde. O cliente será orientado a interromper o uso de medicamentos a base de ácido acetilsalicílico (Aspirina, Doril, AAS, etc.), por aumentarem a possibilidade de sangramento.
Anestesia
A anestesia pode ser geral ou local com sedação.
Duração da cirurgia
A cirurgia das duas orelhas tem duração de uma hora.
Tempo de Internação
O tempo de internação é de até 6 horas.
Pós-operatório
Não é recomendado o uso de brincos e afins até a cicatrização total da região.